quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vinicius de Moraes - "O Poeta da Paixão"


Vinícius de Moraes foi um dos mais famosos compositores da música popular brasileira, foi também poeta significativo da segunda fase do Modernismo.
O poeta nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1913, em uma família de intelectuais. Já em 1928, começou a fazer as primeiras composições musicais. Formou-se em Letras em 1929 e em Direto em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poemas, O caminho para a distância. Tornou-se representante do Ministério da Educação junto à Censura Cinematográfica. Na década de 40 ingressou na carreira diplomática e também no jornalismo, como cronista e crítico de cinema. Como diplomata, viveu durante muitos anos em Los Angeles, Paris e Montevidéu, com alguns intervalos no Brasil. Nesse período conheceu intelectuais e artistas de todo mundo. Nesse período conheceu intelectuais e artistas de todo o mundo.
Na década de 50, interessou-se por música de câmara e popular e começou a compor. Em 56, publicou a peça teatral Orfeu da Conceição, levada ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com grande sucesso. A peça continha músicas do próprio Vinícius e de Tom Jobim. Algum tempo depois João Gilberto juntou-se à dupla, para dar origem ao movimento da bossa-nova. Ainda em 56, publicou o poema "O operário em construção". A partir daí Vinícius dedicou-se cada vez mais à vida de cantor e compositor, compondo e fazendo shows com vários parceiros, como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Edu Lobo, Baden Powell, Toquinho, Chico Buarque e outros.
Aqueles que conviveram com Vinícius de Moraes lembram-se de duas paixões centrais do poeta: as mulheres e o uísque.
Casou-se nove vezes, sempre apaixonado pelo novo amor, pondo em prática os versos finais de um de seus sonetos: "Que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja infinito enquanto dure". E a cada show, consumia copos e copos de uísque.
Depois de viver infinitamente, morreu aos 67 anos em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário