quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tom Jobim - "O compositor mais sofisticado"


Senão o maior, Antonio Carlos Jobim é um dos maiores nomes da música brasileira em todos os tempos. Nascido no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro), em 1927, e falecido em 1994 (nos EUA), Tom Jobim era pianista, arranjador, violonista, cantor, maestro e compositor de alguns dos maiores clássicos de nossa música, como Chega de Saudade, Águas de Março, Garota de Ipanema e Se Todos Fossem Iguais a Você.
Quando jovem, estudou arquitetura e chegou a trabalhar em um escritório, mas logo trocou a carreira de arquiteto pela de músico. Tocava em bares em Copacabana no início dos anos 50, quando foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Incerteza (parceria com Newton Mendonça) foi a primeira música de Tom a ser gravada, por Mauricy Moura. O primeiro sucesso foi Tereza da Praia (Tom e Billy Blanco), nas vozes de Lúcio Alves e Dick Farney.
Reconhecido internacionalmente como um dos compositores mais sofisticados do século passado, Jobim gravou com nomes como Frank Sinatra, Elis Regina e João Gilberto. Garota de Ipanema é uma das músicas mais regravadas e executadas em todos os tempos e suas composições fizeram ou fazem parte dos repertórios de Ella Fitzgerald, Herbie Mann, Chico Buarque, Caetano Veloso, Stan Getz e Maria Bethânia, entre outros.
Elisete Cardoso gravou "Canção do Amor Demais" em 1958, que sinalizou uma parceria próspera entre Vinícius e Jobim.
Já reconhecido como um dos maiores compositores brasileiros, Jobim escreveu uma sinfonia dedicada a Brasília.
Em 1959, recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, e o Oscar pela trilha sonora do filme "Orfeu Negro", dirigido por Albert Camus, inspirado em "Orfeu da Conceição".
Tom Jobim compôs com Vinícius de Morais, em 1963, a música que o tornaria mundialmente famoso, "Garota de Ipanema", uma espécie de hino brasileiro que recebeu centenas de gravações. Em 1967, compôs "Wave", também uma canção de grande impacto.
Na década de 1970, Tom casou-se pela segunda vez, com a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, na época com apenas 19 anos, com quem teve dois filhos, João Francisco e Maria Luiza.
Com uma bem-sucedida carreira de shows, gravações, entrevistas e homenagens, Tom Jobim dividia-se entre o Brasil e os Estados Unidos.
Em 1993, vários compositores, entre eles Herbie Hancock e Ron Carter, fizeram um tributo a Tom Jobim, no Free Jazz Festival, em São Paulo. Ainda nesse ano, Jobim lançou um novo álbum, "Antonio Brasileiro", com participação de Dorival Caymmi e Sting.
Depois de se apresentar em duas ocasiões no Carnegie Hall, em Nova York, Tom Jobim fez seu último show em Jerusalém, em 1994.
Acometido de problemas circulatórios, realizou uma série de exames, ao fim dos quais foi constatado um câncer na bexiga. Jobim foi operado no Mount Sinai Medical Center, em Nova York, no dia 6 de dezembro de 1994. Dois dias depois, teve uma parada respiratória e faleceu. Seu corpo foi transferido para o Brasil e enterrado no Rio de Janeiro.
Em 2004, a Biscoito Fino lança, em parceria com a Jobim Music, o selo Jobim Biscoito Fino, pelo qual foi lançado o CD Antonio Carlos Jobim em Minas ao Vivo Piano e Voz.


Ouça um sucesso do artista: Wave

Nenhum comentário:

Postar um comentário