quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Carlos Lyra - "Compositor, cantor e violonista"


Nascido no Rio de Janeiro, em 11/05/1939, compositor, cantor, violonista.
Nasceu no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Filho mais velho de José Domingos Barbosa, oficial de marinha, e de Helena Lyra Barbosa. Irmão de Sérgio Henrique Lyra Barbosa (oficial de marinha) e de Maria Helena Lyra Fialho (professora de artes cênicas). Começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade, passando, em seguida, para a gaita de boca. Ainda adolescente, quebrou a perna num campeonato de salto à distância. O acidente lhe obrigou a um repouso na cama durante seis meses. Para passar o tempo, foi-lhe oferecido um violão e o Método Paraguaçu. Ao receber alta do médico, já dominava o instrumento. Estudou no Colégio Santo Inácio, foi semi-interno no Colégio São Bento e concluiu o antigo segundo grau no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, onde conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, por onde passaram Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros. Participou da primeira geração da Bossa Nova junto com seu parceiro Ronaldo Bôscoli, os também parceiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto, todos representados no LP "Chega de Saudade", lançado em 1959. Saiu do Brasil em 1964, só retornando em 1971. Casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine (Kate) Lyra, na Cidade do México em 1969, com quem tem uma única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica.
Em 1954 escreveu sua primeira canção, "Quando chegares". Ainda nesse ano, Geraldo Vandré, na época apresentando-se como Carlos Dias, interpretou sua composição "Menina" no primeiro festival da canção, realizado pela TV Rio.
Em 1959, suas composições "Maria Ninguém", "Lobo Bobo" (c/ Ronaldo Bôscoli) e "Saudade fez um samba" (c/ Ronaldo Bôscoli) foram gravadas por João Gilberto no LP "Chega de saudade", lançado pela gravadora Odeon.  Em 1960, escreveu a trilha sonora de "A mais-valia vai acabar, seu Edgard", peça teatral de Oduvaldo Vianna Filho com direção de Chico de Assis. Nesse ano, conheceu Vinicius de Moraes, que se tornaria seu parceiro em inúmeras composições de sucesso, como "Você e eu", "Coisa mais linda", "Primavera" e "Minha namorada", entre outras. Participou, ainda, da "Noite do Sambalanço", espetáculo realizado na Pontifícia Universidade Católica (RJ), ao lado de Sylvia Telles, os irmãos Castro Neves e Juca Chaves, entre outros.

Atuou como diretor musical da Rádio Nacional, exercendo o cargo até o golpe militar em 1964. Nesse ano, viajou para os Estados Unidos, onde participou, com Stan Getz, do Festival de Jazz de Newport.
Apresentou-se,em 2005, no Martinus Concert Hall, em Helsinki. Nesse mesmo ano, foi contemplado com o Prêmio Shell de Música, pelo conjunto de sua obra. Também em 2005, participou, como convidado especial, do show "Bossa entre amigos", no Bar do Tom. Nesse mesmo ano, fez show no Songbook Café (RJ) e atuou na segunda apresentação do espetáculo "Bossa nova in concert", no Pátio dos Patins (RJ). Também em 2005, lançou o DVD "50 anos de música" e estreou o documentário "Coisa mais linda - "Histórias e casos da bossa nova", de Paulo Thiago.


Ouça um sucesso do artista: Maria Ninguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário